segunda-feira, 3 de junho de 2013

Propósitos da igreja.

O propósito da igreja de Deus é tríplice. Pois tem relação com Deus, com os cristão e com o mundo, portanto essa característica da igreja no que diz respeito aos propósitos da igreja tem relação tanto na vertical como na horizontal.
Também podemos entender esses propósitos como ministérios.

1-Com relação a Deus: Adoração é o elemento que caracteriza o relacionamento da igreja com o Senhor. O ato de adorar implica submissão, gratidão, reverência e louvores a Deus.

A instrução do Apóstolo Paulo à igreja de Colossos era para que os irmãos louvassem a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais Cl 3.6. Adoração não é uma atividade apenas para alguns grupos ou pessoas, é para a igreja de modo geral, é uma atividade espiritual que deve estar presente e ser exercida por todos os membros integrantes da igreja de Deus.
Aos irmão da igreja em Éfeso Paulo aconselha-os a se encherem do Espírito e falassem entre eles com salmos, entoando e louvando ao Senhor de coração com hinos e cânticos espirituais Ef 5.18-19.

2-Com relação aos Cristãos: O propósito da igreja com relação aos cristão é edificar.Deve ser entendido com isso que a igreja deve conduzir aqueles a quem ela recebe ao amadurecimento cristão, ao crescimento em Deus. É importante conduzir pessoas a salvação, mas o cuidado com as pessoas que são recebidas na igreja não deve ser negligenciado.

Paulo tinha como alvo apresentar todo homem perfeito em Cristo Cl 1.28, esse perfeito indica amadurecimento. 
Jesus na ocasião em que deu a ordem para que os discípulos fossem pregar o evangelho sintetizou como deveria ser essa obra. "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" Mt.28.19-20. Os discípulos foram comissionados também para promover a edificação dos novos convertidos a fé em Cristo.
Paulo afirmou dizendo que Cristo concedeu dons aos integrantes da igreja "..com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo". Ef 4.10-13.
                                 
                                     "Consolai-los, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo." I Ts 5.11.

3-Com relação ao mundo: Jesus instruiu aos seus discípulos para que eles fizessem novos discípulos Mt 28.19. Próximo a suas ascensão aos céus Ele disse que os seus discípulos seriam suas testemunhas "até aos confins da terra" At 1.8.

Diante das ameaças das autoridades para que não pregassem nem ensinassem o nome de Jesus eles responderam dizendo: "julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos"
Quando açoitados por pregarem e ensinarem o nome de Jesus se alegravam por terem sido dignos de sofrerem afrontas por causa do nome de Jesus At 5.40.41. "E todos os dias, no Templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar  Jesus, o Cristo" At 5.42.
Diante da perseguição da igreja os discípulos a medida que iam sendo dispersos "iam por toda parte pregando a palavra" At 8.4.
Evangelização do mundo era a marca presente na igreja primitiva
Eles avançaram o mundo testemunhando da morte e ressurreição de Cristo apresentando-o como o Salvador do mundo.
Com relação ao mundo o propósito da igreja foi no principio e deve ser no presente evangelizar os perdidos conduzindo-os ao Senhor Jesus.

Por Pb.Emerson Silva.     
              Compartilhe com seus amigos! http://www.teobiblic.blogspot.com