segunda-feira, 27 de maio de 2013

Características que distinguem a igreja.

No decorrer da história da igreja houve muitos grupos que se declararam igreja. Grupos esses que possuíam seus líderes, patrimônios, costumes, normas de conduta e fé, formas de cultuar, em fim, essas organizações que se declararam como igreja de Deus, possuíam características similares ou distintas.
Com tantos grupos e diferenças entre si surgiu nos dias da da reforma protestante questões como: Existe igreja falsa? Como podemos identificar uma igreja verdadeira?
Se há igreja verdadeira e falsa nós temos que saber quais são os critérios que fazem distinção entre elas.
Se questionarmos se há igreja verdadeira as escrituras respondem que sim.
O apóstolo Paulo se referiu aos templos pagãos dizendo que os mesmos são templos de demônios; "Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios" I Co.10.20; As escrituras ainda se referem a uma "sinagora de satanás"Ap.2.9;3.9.
Devemos considerar que os textos bíblicos citadas fazem menção de assembleias religiosas falsas e que todos os grupos religiosos cujas práticas e crenças se assemelham são indignas de crédito.
Sobre o que seria uma igreja verdadeira Lutero declara na dizendo que a igreja é "a congregação de santos onde o evangelho corretamente e os sacramentos são ministrados corretamente" (confissão de Algsburgo 1530).
Semelhantemente João Calvino disse: "Onde quer que ouçamos a palavra de Deus puramente pregada e ouvida, e os sacramentes ministrados conforme instituídos por Cristo, ali, e não se deve duvidar, existe uma igreja de Deus.
Se uma igreja não prega a palavra de Deus com uma interpretação sadias e os seus ensinamentos são puramente humanos ela incorre um sério risco de ser considerada como uma falsa igreja.
Entretanto devemos ser criteriosos antes de qualquer julgamento e conclusão, antes de afirmar que uma igreja seja ou não verdadeira, devemos julgar se os ensinamentos e declarações de tais instituições comprometem a sã doutrina ou são relevantes.
Não pode ser relevante por exemplo ensinamentos que negam a divindade de Cristo, seu nascimento virginal, sua ressurreição, a pessoa do Espirito Santo, salvação pela fé em Cristo.

Tanto na confissão de Lutero como a de Calvino a segunda característica de uma igreja verdadeira é a correta ministração dos sacramentos.
Os sacramentos da igreja cristão são dois, o batismo e a Ceia do Senhor.
O batismo é o sinal externo e o meio pelo qual a pessoa declara sua conversão a Cristo, é o meio de a pessoa ser admitida à igreja. Já a Ceia do Senhor é o meio pelo qual a pessoa testemunha sua condição de salvo e membro ativo da igreja.
É importante considerar que batismo e participar da Ceia do senhor não é garantia de salvação a ninguém como erroneamente ensinava o catolicismo romano, se assim fosse teríamos que nos circuncidar e guardar o sábado como ensinavam os judaizantes nos dias de Paulo. Em ambos os casos estaríamos colocando os sacramentos e a observação da lei como critério para salvação, e a salvação não é alcançado por observação de sacramentos e observância da lei o que caracterizaria salvação por méritos próprios. Salvação é alcançado pela graça e fé em Cristo Jesus "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" Ef.2.8-9.
Nos batizamos e participamos da Ceia do Senhor não para sermos salvos e sim porque somos salvos em Cristo Jesus!
Textos referente à observação do batismo e Ceia do Senhor: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo" Mt.2819; "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim" Lc.22.19; ICo.11.23-25.

A igreja de Cristo deve ser comprometida com as escrituras observando a sã doutrina e cultivando um relacionamento vivo com Ele e observar os sacramentos por ele instituídos para que seja identificada como igreja verdadeira.

Fonte consultada: Teologia sistemática de Wayne Gruden.

Por Pb. Emerson Silva           Compartilhe com seus amigos: http://www.teobiblic.blogspot.com






terça-feira, 21 de maio de 2013

Metáforas da igreja

Hoje deixo uma postagem dando continuidade ao estudo da igreja. Nesse texto será abordado o tema metáforas da igreja. Deus abençoe a todos!
À bíblia usa diversas imagens ou figuras pelas quais nós podemos compreender melhor a natureza da igreja, veremos algumas delas a seguir:
Corpo: À igreja em sua forma física é descrita nas escrituras como um corpo, "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" Ef.1.22-23; "Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros" Rm.12.5; "Ele é a cabeça, do corpo da igreja, ele é o principio, o primogênito de entre os mortos...." Cl.1.18.
Um povo: Como figura à igreja é representada nas sagradas escrituras como um corpo. "O qual a si mesmo se entregou por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" Tt.2.14; "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz; vós sim, que antes não ereis povo, mas agora sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia" I Pe.2.9-10.
Rebanho: Rebanho é a linguagem figurada que também se aplica à igreja. "Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso pai se agradou em dar-vos o seu reino" Lc.12.32; "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor." Jo. 10.16.
Santuário: Em figura à igreja é a habitação do Eterno, aqui não se trata do templo físico onde as pessoas se reúnem a fim de cultuar e sim as pessoas comprometidas com o criador, essas que constituem à igreja invisível, tornam-se santuário de Deus!!! "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o espirito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado." I Co. 3.16-17
Coluna e baluarte da Verdade: A igreja que presa pela pureza e que é identificada como igreja verdadeira no reino espiritual, é identificada nas escrituras como coluna e baluarte da verdade, (sustentadora e gurda da verdade) "..para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, "coluna e baluarte da verdade" I Tm. 3.15.
luz: Uma das figuras mais conhecidas aplicadas à igreja é a luz, jesus se referiu aos seus discípulos aplicando a eles essa figura. "Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte" Mt. 5.14.
Candeeiros: Enquanto na figura anterior (luz) Jesus se se dirigiu a indivíduos distintos, cada cristão que constitui ou integra a igreja, em candeeiros ele se dirige à igreja na totalidade, ao grupo local integrante da igreja. "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas e os sete candeeiros são as sete igrejas" Ap.1.20.
Lavoura de Deus: A figura de lavoura denota o processo de crescimento e desenvolvimento da igreja, nesse processo há os que cooperam essa realização. "porque de Deus somos cooperadores" I Co.3.9. No aspecto geral todos são  lavoura de Deus que aguarda o grande dia da colheira! "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus sois vós, edifício de Deus sois vós" I Co.3.9.
Edifício: A igreja é identificada ainda nas escrituras como um edifício.  "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" I Co 3.9  E esse edifício tem o crescimento que procede do próprio Deus "Eu plantei, Apólo regou; mas o crescimento veio de Deus" I Co.3.6.
Família: Como Família a igreja deve expressar "Koinonia" (grego comunhão), promovendo a unidade da "Ekklesia" (grego igreja). "por isso, enquanto tivermos oportunidade façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" Gl. 6.10; "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e sois da família de Deus" Ef. 2.19.
Noiva: A figura de noiva expressa o relacionamento e grau de comprometimento que os cristãos devem ter para com o Senhor e noivo da igreja. "Então veio dos sete anjos que tem as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo dizendo:Vem mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro" Ap.22.17; "O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve, diga: vem! Aquele que tem sede diga venha! e quem quiser beba de graça da água da vida." Ap.22.17.
Conclusão: Todas as figuras aqui listadas possuem alguma relação com a natureza da igreja expressando suas características  quer seja de conduta moral, social ou religiosa.

Por Pb.Emerson Silva.

                                      compartilhe com seus amigos        http://www.teobiblic.blogspot.com




segunda-feira, 20 de maio de 2013

Igreja visível e invisível

Deixo essa postagem que é continuação do estudo da igreja e abordo nesse texto o tema igreja visível e invisível. Deus abençoe a todos!
Em se tratando de igreja visível e invisível afirmamos que a igreja é de natureza dúbia.
Igreja visível:Quando nos referimos a igreja visível então apontamos para sua natureza física.
A igreja visível é conhecida também como igreja local onde as pessoas que professam sua fé no salvador se reúnem afim de prestar culto ao Salvador do mundo.
Nos dias da igreja primitiva podia se identificar uma igreja local quando os textos bíblicos se referiam a ela na sua particularidade, ex: "E Saulo consentia na sua morte, naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém" At.8.1; "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres..." At.13.1 "Paulo, silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses..." I Ts.1.1; "Ao Anjo da igreja em Éfeso" Ap.2.1
Nas escrituras igrejas pertencente a uma região também eram igrejas locais ex: " ...e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia" Gl.1.2 ; "À igreja, na verdade, tinha paz em toda a Judéia, Galiléia e Samária edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, cresciam em número" At.9.31; "Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia" 2Co.8.1.
Enfim a igreja visível é a igreja local, isso não se limita ao edifício (templo) onde as pessoas congregam e sim ao grupo de pessoa que se reunem com a finalidade de prestar culto ao salvador.
À igreja local como disse Gruden em sua teologia sistemática é a igreja como Deus a ver.
Nos dias neotestamentário as reuniões também eram realizadas nas casas dos irmão. "saudai igualmente à igreja que se reúne na casa deles, saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo." Rm.16.5; "Às igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor muito vos saúdam Priscila e Áquila e, bem assim, a igreja que está na casa deles" ICo.16.19.
Igreja invisível, quando assim dizemos estamos apontando para a natureza espiritual da igreja,
A igreja invisível é a igreja universal, é a igreja composta por todos os salvos de todas as épocas quer sejam do mundo antigo quer seja do tempo presente. É um organismo vivo composto por todos os salvos que conservam sua identidade espiritual que caracteriza o corpo de Cristo, a igreja.
A igreja invisível e a assembléia universal composta por todos os que vivem pela fé no Salvador.
A igreja invisível é a igreja como Deus a ver.
Pode alguém pertencer a igreja visível  e não pertencer a igreja invisível?
Uma pessoa pode ser pertencente a igreja visível, local e não ser integrante da igreja invisível, as escrituras
dão testemunho dizendo que "Deus conhece os que lhe pertencem" 2Tm.2.19.
A igreja católica romana insistiu por muito tempo dizendo que a igreja verdadeira era uma organização visível cuja liderança teve sua origem nos apóstolos de cristo e transcorreu até os seus dias representados pelos Papas.
Os reformadores Martinho Lutero e João Calvino se opuseram a esse ensinamento dizendo que a igreja verdadeira está além do aspecto visível, a igreja tem como principal característica o seu aspecto espiritual que é a sua essência.

Por Pb. Emerson Silva 

                                            Compartilhe com seus amigo! http://www.teobiblic.blogspot.com














sábado, 18 de maio de 2013

igreja como organismo e organização

Segue-se mais uma exposição referente ao estudo da igreja, hoje deixo um comentário sobre a igreja como organismo e organização.

 Organização e organismo.

A igreja é um organismo vivo ainda que seja uma organização, organismo trata de sua identidade espiritual, seu modo de ser em essência. A igreja é uma instituição divina, um mistérion (grego "mistério") ocultado no antigo testamento que fora revelado na nova aliança.
As escrituras dão testemunho de que a Ekklesia (grego "igreja")de Deus crescia pela operação do próprio Senhor "acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia os que iam sendo salvos" . o texto bíblico deixa claro que o crescimento da igreja independe da motivação humana e seus esforços para o seu crescimento, antes o seu crescimento deriva da operação do Senhor que constitui o seu corpo através dos salvos tornando evidente que a igreja é um organismo vivo.
Pedro em sua primeira carta diz "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo". I Pe.2.5. Com estas palavras o Apóstolo intensifica a afirmação no que diz respeito ao orgânimo vivo que é edificado como casa espiritual e sendo sacerdócio santo servem ao seu Senhor de quem procede toda a sua vida.

Como organização ela expressa sua natureza física.
Quando Jesus esteve entre os homens Ele formou discípulos e dentre os discípulos ele escolheu doze aos quais constituiu como "líderes" a fim de dar continuidade a obra de anunciar as boas novas. Formaram-se igrejas na medida em que os apóstolos avançavam em sua missão e novos líderes eram formados. 
Como organização a igreja expressa o seu lado social, pois a mesma é estabelecida em espaço geográfico e seus integrantes como cidadãos possuem deveres, obrigações e direitos.
As escrituras nos instruem sobre essa relação com a sociedade como por exemplo:
Estar sujeitos às autoridades "todo homem esteja sujeito às autoridades superiores porque não há autoridade que não proceda de Deus: e as autoridades que existem foram por ele constituídas" Rm.13.1.
Pagar impostos "É licíto pagar tributo a César? ....Dai, pois, a César o que é de César e a Deus oque é de Deus" Mt. 22.17-21.

Diferenças entre igreja como organização e organismo.
Organização                           organismo
visível                                     invisível
local                                        universal
imperfeita                                perfeita
humana                                   celestial
temporária                               eterna

Enfim  todos quanto fazem parte da igreja em sua natureza física devem zelar pela sua fé e comprometimento com o salvador para que seja encontrado como pertencente ao organismo vivo.

Por Pb. Emerson Silva,
                              Compartilhe com seus amigos   http://www.teobiblic.blogspot.com


















quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fundação da igreja

 FUNDAÇÃO DA IGREJA:

A FUNDAÇÃO DA IGREJA NÃO OCORREU COM A MANIFESTAÇÃO DO CRISTO, JESUS FEZ 

MUITOS DISCIPULOS, CONGREGOU MUITA GENTE EM TORNO DE SI, APÓS SUA MORTE MUITOS 
SE DISPERSARAM, OUTROS QUE FORAM TESTEMUNHAS DA SUA RESSURREIÇÃO 
PERMANECERAM NA FÉ, MAS A IGREJA SÓ VEIO A SER FUNDADA DENTRO DOS MOLDES DA 
PROJEÇÃO DIVINA NO DIA DO PENTECOSTES DE At.2 QUANDO O ESPIRITO SANTO, O 
CONSOLADOR PROMETIDO FOI DERRAMADO SOBRE A VIDA DOS DISCIPULOS QUE 
PERMANECIAM AGUARDANDO A PROMESSA DO MESTRE. ESSE FOI O NASCIMENTO DA IGREJA 
E O SEU PONTO DE PARTIDA PARA CHAMAR OS QUE ESTAVAM FORA PARA SE CONGREGAREM 
NO SALVADOR DO MUNDO.

Conclusão: A igreja é uma instituição divina que nasceu  num ambiente espiritual com a descida do Espírito santo sobre os discípulos no dia de pentecostes At.2 

Todos como integrantes do Corpo de Cristo, a igreja, devemos preservar essa característica Espiritual com que a mesma nasceu, pois como ela foi um mistério no antigo testamento no tempo que Deus preordenou a mesma será um  mistérion (gr.) no futuro com o arrebatamento. I Ts. 4.16-17; I Co. 15.51-54.



Por Pb. Emerson Silva  
                                       

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Eclesiologia "Estudo da igreja"



Deus abençoe a todos! 
Venho compartilhar com vocês alguns estudos Teológicos e inicio com eclesiologia, o estudo da igreja.

Introdução            
Eclesiologia é o estudo que em teologia sistemática está relacionado ao estudo da igreja. No decorrer da história surgiram ensinos e práticas diversas concernentes a instituição em destaque, interpretações errôneas contribuíram para isso.
            Sacramentos, assuntos doutrinários e serviço na fé são diferentes entre as igrejas, entretanto devemos buscar nas sagradas letras a proximidade do seu verdadeiro sentido a fim de não desfigurarmos  a igreja do padrão estabelecido pelo Senhor que é o cabeça desse organismo vivo.

Seguiremos nosso estudo empregando nossa atenção a três pontos principais que se estende a todo o pensamento dominante referente à Ekklesia, são eles: natureza, características e propósitos da igreja.

                                                   simbolo da igreja primitiva


Natureza da igreja: A igreja em essência, dentro do principio divino é constituída por todos os santos de todas as épocas quer seja do período neotestamentário  ou do antigo pacto. O texto de Hb 12.1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”, as testemunhas de quem dizem o texto em destaque diz respeito aos santos mencionados no capítulo anterior (os heróis da fé:Enóque, Abel, Abraão, Izaque, Jacó, Moisés etc..). O mesmo autor fala da “ igreja “EKKLESIA” dos primogênitos arrolados no céu” Hb 12.23. E ainda diz que temos chegado a universal assembléia  Hb 12.22.


Igreja é a palavra oriunda do termo grego Ekklesia, o estudo etmológico indica que essa palavra é formada por dois vocábulos gregos  “Ek” significando (para fora) e “klesis” cujo significado é (chamado). Com isso concluímos que igreja “ekklesia” são os chamados para fora.
         Em linguagem mais precisa dizemos que igreja é a comunidade de todos os cristão de todas as épocas que foram salvos por meio do sacrifício de Cristo, os quais vivem ou viveram no mundo mas não pertencem ao mesmo, Jo 17.14.
         Esse modo de separar para si um povo Também foi usado no mundo antigo na ocasião em que os hebreus foram tirados do Egito através de Moisés.  Wayne Gruden em sua teologia sistemática quando explica sobre o texto de Dt 4.10 “reúne este povo e os farei....”   diz que a septuaginta traduziu a palavra reúne, do hb(qahal) para o vocábulo grego Ekklesiazo (convocar uma assembléia) palavra essa que deriva de Ekklesia.
         No novo testamento alguns autores se referem aos hebreus no mundo antigo como uma igreja At 7.38; Hb 2.12

Conclusão: Na primeira parte do nosso estudo vimos que a igreja é composta por todos os santos do antigo como do novo testamento ou seja todos quanto se voltaram ao Eterno Deus, despresando a glória do mundo poque acreditavam numa glória superior que no devido tempo havia de manifestar-se. Vimos também a questão etmológica do termo Ekklesia "igreja" 

Shalom Uvrachá "paz e benção"

          Por Pb. Emerson Silva  


Compartilhe com seus amigos!