segunda-feira, 27 de maio de 2013

Características que distinguem a igreja.

No decorrer da história da igreja houve muitos grupos que se declararam igreja. Grupos esses que possuíam seus líderes, patrimônios, costumes, normas de conduta e fé, formas de cultuar, em fim, essas organizações que se declararam como igreja de Deus, possuíam características similares ou distintas.
Com tantos grupos e diferenças entre si surgiu nos dias da da reforma protestante questões como: Existe igreja falsa? Como podemos identificar uma igreja verdadeira?
Se há igreja verdadeira e falsa nós temos que saber quais são os critérios que fazem distinção entre elas.
Se questionarmos se há igreja verdadeira as escrituras respondem que sim.
O apóstolo Paulo se referiu aos templos pagãos dizendo que os mesmos são templos de demônios; "Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios" I Co.10.20; As escrituras ainda se referem a uma "sinagora de satanás"Ap.2.9;3.9.
Devemos considerar que os textos bíblicos citadas fazem menção de assembleias religiosas falsas e que todos os grupos religiosos cujas práticas e crenças se assemelham são indignas de crédito.
Sobre o que seria uma igreja verdadeira Lutero declara na dizendo que a igreja é "a congregação de santos onde o evangelho corretamente e os sacramentos são ministrados corretamente" (confissão de Algsburgo 1530).
Semelhantemente João Calvino disse: "Onde quer que ouçamos a palavra de Deus puramente pregada e ouvida, e os sacramentes ministrados conforme instituídos por Cristo, ali, e não se deve duvidar, existe uma igreja de Deus.
Se uma igreja não prega a palavra de Deus com uma interpretação sadias e os seus ensinamentos são puramente humanos ela incorre um sério risco de ser considerada como uma falsa igreja.
Entretanto devemos ser criteriosos antes de qualquer julgamento e conclusão, antes de afirmar que uma igreja seja ou não verdadeira, devemos julgar se os ensinamentos e declarações de tais instituições comprometem a sã doutrina ou são relevantes.
Não pode ser relevante por exemplo ensinamentos que negam a divindade de Cristo, seu nascimento virginal, sua ressurreição, a pessoa do Espirito Santo, salvação pela fé em Cristo.

Tanto na confissão de Lutero como a de Calvino a segunda característica de uma igreja verdadeira é a correta ministração dos sacramentos.
Os sacramentos da igreja cristão são dois, o batismo e a Ceia do Senhor.
O batismo é o sinal externo e o meio pelo qual a pessoa declara sua conversão a Cristo, é o meio de a pessoa ser admitida à igreja. Já a Ceia do Senhor é o meio pelo qual a pessoa testemunha sua condição de salvo e membro ativo da igreja.
É importante considerar que batismo e participar da Ceia do senhor não é garantia de salvação a ninguém como erroneamente ensinava o catolicismo romano, se assim fosse teríamos que nos circuncidar e guardar o sábado como ensinavam os judaizantes nos dias de Paulo. Em ambos os casos estaríamos colocando os sacramentos e a observação da lei como critério para salvação, e a salvação não é alcançado por observação de sacramentos e observância da lei o que caracterizaria salvação por méritos próprios. Salvação é alcançado pela graça e fé em Cristo Jesus "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie" Ef.2.8-9.
Nos batizamos e participamos da Ceia do Senhor não para sermos salvos e sim porque somos salvos em Cristo Jesus!
Textos referente à observação do batismo e Ceia do Senhor: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo" Mt.2819; "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim" Lc.22.19; ICo.11.23-25.

A igreja de Cristo deve ser comprometida com as escrituras observando a sã doutrina e cultivando um relacionamento vivo com Ele e observar os sacramentos por ele instituídos para que seja identificada como igreja verdadeira.

Fonte consultada: Teologia sistemática de Wayne Gruden.

Por Pb. Emerson Silva           Compartilhe com seus amigos: http://www.teobiblic.blogspot.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário