Hoje deixo uma postagem dando continuidade ao estudo da igreja. Nesse texto será abordado o tema metáforas da igreja. Deus abençoe a todos!
À bíblia usa diversas imagens ou figuras pelas quais nós podemos compreender melhor a natureza da igreja, veremos algumas delas a seguir:
Corpo: À igreja em sua forma física é descrita nas escrituras como um corpo, "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas" Ef.1.22-23; "Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros" Rm.12.5; "Ele é a cabeça, do corpo da igreja, ele é o principio, o primogênito de entre os mortos...." Cl.1.18.
Um povo: Como figura à igreja é representada nas sagradas escrituras como um corpo. "O qual a si mesmo se entregou por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras" Tt.2.14; "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz; vós sim, que antes não ereis povo, mas agora sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia" I Pe.2.9-10.
Rebanho: Rebanho é a linguagem figurada que também se aplica à igreja. "Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso pai se agradou em dar-vos o seu reino" Lc.12.32; "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor." Jo. 10.16.
Santuário: Em figura à igreja é a habitação do Eterno, aqui não se trata do templo físico onde as pessoas se reúnem a fim de cultuar e sim as pessoas comprometidas com o criador, essas que constituem à igreja invisível, tornam-se santuário de Deus!!! "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o espirito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus que sois vós, é sagrado." I Co. 3.16-17
Coluna e baluarte da Verdade: A igreja que presa pela pureza e que é identificada como igreja verdadeira no reino espiritual, é identificada nas escrituras como coluna e baluarte da verdade, (sustentadora e gurda da verdade) "..para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, "coluna e baluarte da verdade" I Tm. 3.15.
luz: Uma das figuras mais conhecidas aplicadas à igreja é a luz, jesus se referiu aos seus discípulos aplicando a eles essa figura. "Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte" Mt. 5.14.
Candeeiros: Enquanto na figura anterior (luz) Jesus se se dirigiu a indivíduos distintos, cada cristão que constitui ou integra a igreja, em candeeiros ele se dirige à igreja na totalidade, ao grupo local integrante da igreja. "Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas e os sete candeeiros são as sete igrejas" Ap.1.20.
Lavoura de Deus: A figura de lavoura denota o processo de crescimento e desenvolvimento da igreja, nesse processo há os que cooperam essa realização. "porque de Deus somos cooperadores" I Co.3.9. No aspecto geral todos são lavoura de Deus que aguarda o grande dia da colheira! "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus sois vós, edifício de Deus sois vós" I Co.3.9.
Edifício: A igreja é identificada ainda nas escrituras como um edifício. "Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" I Co 3.9 E esse edifício tem o crescimento que procede do próprio Deus "Eu plantei, Apólo regou; mas o crescimento veio de Deus" I Co.3.6.
Família: Como Família a igreja deve expressar "Koinonia" (grego comunhão), promovendo a unidade da "Ekklesia" (grego igreja). "por isso, enquanto tivermos oportunidade façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé" Gl. 6.10; "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e sois da família de Deus" Ef. 2.19.
Noiva: A figura de noiva expressa o relacionamento e grau de comprometimento que os cristãos devem ter para com o Senhor e noivo da igreja. "Então veio dos sete anjos que tem as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo dizendo:Vem mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro" Ap.22.17; "O Espírito e a noiva dizem: vem! Aquele que ouve, diga: vem! Aquele que tem sede diga venha! e quem quiser beba de graça da água da vida." Ap.22.17.
Conclusão: Todas as figuras aqui listadas possuem alguma relação com a natureza da igreja expressando suas características quer seja de conduta moral, social ou religiosa.
Por Pb.Emerson Silva.
compartilhe com seus amigos http://www.teobiblic.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário