Deixo essa postagem que é continuação do estudo da igreja e abordo nesse texto o tema igreja visível e invisível. Deus abençoe a todos!
Em se tratando de igreja visível e invisível afirmamos que a igreja é de natureza dúbia.
Igreja visível:Quando nos referimos a igreja visível então apontamos para sua natureza física.
A igreja visível é conhecida também como igreja local onde as pessoas que professam sua fé no salvador se reúnem afim de prestar culto ao Salvador do mundo.
Nos dias da igreja primitiva podia se identificar uma igreja local quando os textos bíblicos se referiam a ela na sua particularidade, ex: "E Saulo consentia na sua morte, naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém" At.8.1; "Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres..." At.13.1 "Paulo, silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses..." I Ts.1.1; "Ao Anjo da igreja em Éfeso" Ap.2.1
Nas escrituras igrejas pertencente a uma região também eram igrejas locais ex: " ...e todos os irmãos meus companheiros, às igrejas da Galácia" Gl.1.2 ; "À igreja, na verdade, tinha paz em toda a Judéia, Galiléia e Samária edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, cresciam em número" At.9.31; "Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia" 2Co.8.1.
Enfim a igreja visível é a igreja local, isso não se limita ao edifício (templo) onde as pessoas congregam e sim ao grupo de pessoa que se reunem com a finalidade de prestar culto ao salvador.
À igreja local como disse Gruden em sua teologia sistemática é a igreja como Deus a ver.
Nos dias neotestamentário as reuniões também eram realizadas nas casas dos irmão. "saudai igualmente à igreja que se reúne na casa deles, saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo." Rm.16.5; "Às igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor muito vos saúdam Priscila e Áquila e, bem assim, a igreja que está na casa deles" ICo.16.19.
Igreja invisível, quando assim dizemos estamos apontando para a natureza espiritual da igreja,
A igreja invisível é a igreja universal, é a igreja composta por todos os salvos de todas as épocas quer sejam do mundo antigo quer seja do tempo presente. É um organismo vivo composto por todos os salvos que conservam sua identidade espiritual que caracteriza o corpo de Cristo, a igreja.
A igreja invisível e a assembléia universal composta por todos os que vivem pela fé no Salvador.
A igreja invisível é a igreja como Deus a ver.
Pode alguém pertencer a igreja visível e não pertencer a igreja invisível?
Uma pessoa pode ser pertencente a igreja visível, local e não ser integrante da igreja invisível, as escrituras
dão testemunho dizendo que "Deus conhece os que lhe pertencem" 2Tm.2.19.
A igreja católica romana insistiu por muito tempo dizendo que a igreja verdadeira era uma organização visível cuja liderança teve sua origem nos apóstolos de cristo e transcorreu até os seus dias representados pelos Papas.
Os reformadores Martinho Lutero e João Calvino se opuseram a esse ensinamento dizendo que a igreja verdadeira está além do aspecto visível, a igreja tem como principal característica o seu aspecto espiritual que é a sua essência.
Por Pb. Emerson Silva
Compartilhe com seus amigo! http://www.teobiblic.blogspot.com
EXPLICAÇÃO FRAQUISSIMA, ME DESCULPE.
ResponderExcluirNOTIFICAÇÃO
ResponderExcluirNOTIFICANTE: Igreja Invisível ® CNPJ 10.739.483/0001-02
NOTIFICADO: Igreja visível e invisível; Estudos Teológicos e demais responsáveis legais residentes ao sítio http://teobiblic.blogspot.com/2013/05/igreja-visivel-e-invisivel.html
Prezados Senhores,
Pelo presente, venho notificar a vossa empresa acerca do problema de uso indevido de marca devidamente registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)
O uso não autorizado de marca registrada configura crime contra o registro de marca e concorrência desleal, além de caracterizar a indução do consumidor a erro com a finalidade de captação de clientela (arts. 189 e 195 da LPI).
Portanto, caso continue com a violação de direito, qual seja, exclusividade de utilização da marca registrada, inegavelmente que pode a empresa prejudicada buscar o amparo do Judiciário a fim de ver recompostos os danos patrimoniais e extrapatrimoniais decorrentes do uso maléfico de sua marca por terceiros, nos termos estabelecidos pelos artigos 186 e 927 do Código de Processo Civil.
Solicitamos que retire/altere e não use mais o termo “Igreja Invisível” como título ou marca e/ou até mesmo menção de seu conteúdo/ negócio publicado.
Acredito que é indispensável a solução imediata do(s) problemas acima exposto(s) e recomento (solicitação).
Diante o interesse da notificante em resolver tal problema de maneira amigável, reiteremos através desta, notificar extrajudicialmente vossa empresa a efetuar as solicitações descritas acima no prazo de até 72 horas a contar do recebimento desta notificação.
Leis:
Lei nº 9.279/96:
Art. 189 - Comete crime contra registro de marca quem: I - reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão - Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
Art. 190 - Comete crime contra registro de marca quem importa, exporta, vende, oferece ou expõe à venda, oculta ou tem em estoque: I - produto assinalado com marca ilicitamente reproduzida ou imitada, de outrem, no todo ou em parte - Pena - detenção, de 1 a 3 meses.
Art. 194 - Usar marca, nome comercial, título de estabelecimento, insígnia, expressão ou sinal de propaganda ou qualquer outra forma que indique procedência que não a verdadeira, ou vender ou expor à venda produto com esses sinais. - Pena - detenção, de 1 (um) a 3 (três) meses, ou multa
Art. 195 - Comete crime de concorrência desleal quem: III - emprega meio fraudulento, para desviar, em proveito próprio ou alheio, clientela de outrem; IV - usa expressão ou sinal de propaganda alheios, ou os imita, de modo a criar confusão entre os produtos ou estabelecimentos;
Exemplo de indenização efetuada:
http://www.conjur.com.br/2012-dez-03/concorrente-indenizar-empresa-uso-indevido-marca
São Paulo, segundo dia do mês de outubro de dois mil e dezesseis.
Igreja Invisível ®
CNPJ 10.739.483/0001-02
http://igrejainvisivel.in/
https://www.facebook.com/igrejainvisivel
* Notificação Extrajudicial: efetuar as solicitações descritas no prazo de até 72 horas a contar do recebimento desta notificação. (Resolução amigável)